|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
20/02/2006 |
Data da última atualização: |
20/02/2006 |
Autoria: |
CORREIA, J. R.; LIMA. A. C. S.; ANJOS, L. H. C. dos. |
Afiliação: |
Embrapa Cerrados. |
Título: |
O trabalho do pedólogo e sua relação com comunidades rurais: observações com agricultores familiares no norte de Minas Gerais. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.21, n. 3, p.447-467, set./dez. 2004. |
Idioma: |
Italiano |
Conteúdo: |
Desde os primórdios da existência humana, o homem vem estabelecendo uma estreita relação com o recurso solo. Muitos conhecimentos foram gerados durante todo esse tempo. Porém, nas sociedades ocidentais, o homem ainda busca uma forma adequada de utilizar esse recurso natural, mantendo um equilíbrio que permita uma convivência harmônica, fundamental para garantir a sobrevivência das gerações atuais e futuras. Entretanto, apesar de todo o desenvolvimento científico e tecnológico gerado, essa harmonia ainda não foi alcançada. Exemplo disso é a dificuldade da comunidade científica em produzir um conhecimento que seja útil e eficaz para populações que vivem em estreita relação com o ambiente, e à margem do processo produtivo, como os agricultores de base familiar, os povos indígenas, os remanescentes de quilombos, entre outros. Na pedologia, a dificuldade em identificar e registrar o conhecimento das populações locais, torna muitas vezes ineficaz o trabalho de mapeamento de solos em suas áreas. O objetivo do presente trabalho é analisar a prática dos pedólogos no exercício de seu trabalho de campo, frente à presença do saber sobre solos de populações que vivem em estreita relação com a natureza, e discutir a importância de considerar esse saber na elaboração de mapeamentos em nível de detalhe e na sua aplicação para projetos destinados a essas populações. Discutem-se ainda aspectos que influenciam na relação pedólogo-agricultor. |
Palavras-Chave: |
conhecimento local; ethnopedology; etnopedologia; family agriculture; levantamento de solos; local knowledge; soil survey. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/AI-SEDE/34277/1/v21n3p447.pdf
|
Marc: |
LEADER 02266naa a2200241 a 4500 001 1117353 005 2006-02-20 008 2004 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCORREIA, J. R. 245 $aO trabalho do pedólogo e sua relação com comunidades rurais$bobservações com agricultores familiares no norte de Minas Gerais. 260 $c2004 520 $aDesde os primórdios da existência humana, o homem vem estabelecendo uma estreita relação com o recurso solo. Muitos conhecimentos foram gerados durante todo esse tempo. Porém, nas sociedades ocidentais, o homem ainda busca uma forma adequada de utilizar esse recurso natural, mantendo um equilíbrio que permita uma convivência harmônica, fundamental para garantir a sobrevivência das gerações atuais e futuras. Entretanto, apesar de todo o desenvolvimento científico e tecnológico gerado, essa harmonia ainda não foi alcançada. Exemplo disso é a dificuldade da comunidade científica em produzir um conhecimento que seja útil e eficaz para populações que vivem em estreita relação com o ambiente, e à margem do processo produtivo, como os agricultores de base familiar, os povos indígenas, os remanescentes de quilombos, entre outros. Na pedologia, a dificuldade em identificar e registrar o conhecimento das populações locais, torna muitas vezes ineficaz o trabalho de mapeamento de solos em suas áreas. O objetivo do presente trabalho é analisar a prática dos pedólogos no exercício de seu trabalho de campo, frente à presença do saber sobre solos de populações que vivem em estreita relação com a natureza, e discutir a importância de considerar esse saber na elaboração de mapeamentos em nível de detalhe e na sua aplicação para projetos destinados a essas populações. Discutem-se ainda aspectos que influenciam na relação pedólogo-agricultor. 650 $aAgricultura Familiar 653 $aconhecimento local 653 $aethnopedology 653 $aetnopedologia 653 $afamily agriculture 653 $alevantamento de solos 653 $alocal knowledge 653 $asoil survey 700 1 $aLIMA. A. C. S. 700 1 $aANJOS, L. H. C. dos 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília$gv.21, n. 3, p.447-467, set./dez. 2004.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Nenhum exemplar cadastrado para este documento. |
Voltar
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Para informações adicionais entre em contato com cpatc.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
Data corrente: |
04/02/2010 |
Data da última atualização: |
10/08/2010 |
Tipo da produção científica: |
Documentos |
Autoria: |
JESUS, J. R. de; RODRIGUES, R. F. de A. |
Afiliação: |
JOSE ROQUE DE JESUS, CPATC; RAQUEL FERNANDES DE A RODRIGUES, CPATC. |
Título: |
Coletânea de redações, ilustrações e fotos do Programa Embrapa & Escola: ano 2009. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2009. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Série: |
(Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 152). |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Embrapa Tabuleiros Costeiros; Programa Embrapa & Escola; Redação. |
Thesagro: |
Educação. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00588nam a2200181 a 4500 001 1656847 005 2010-08-10 008 2009 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aJESUS, J. R. de 245 $aColetânea de redações, ilustrações e fotos do Programa Embrapa & Escola$bano 2009. 260 $aAracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros$c2009 300 $c1 CD-ROM. 490 $a(Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 152). 650 $aEducação 653 $aEmbrapa Tabuleiros Costeiros 653 $aPrograma Embrapa & Escola 653 $aRedação 700 1 $aRODRIGUES, R. F. de A.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|